Notícia de Carros
Automóveis
Está de olho em um seminovo?
20/05/2021No caso de compras online, é fundamental checar endereços, telefones e sites para evitar golpes. Desconfie de ofertas mágicas, com valores muito abaixo da média - a Tabela Fipe é uma referência segura de preço.
Cheque a documentação do veículo:
Veja se o documento do carro está no nome do atual vendedor, ou seja, se eventuais transferências de donos anteriores foram registradas. Fique esperto também com outras irregularidades. "Tem gente que compra carros com licenciamento vencido, multas pendentes ou IPVA atrasado"."Com o número de RENAVAM e a placa do veiculo, dá para fazer uma pesquisa por conta própria nos órgãos competentes."
Faça uma inspeção caprichada.
Analise com atenção a condição da funilaria (há amassados?), o aspecto da pintura (há riscos ou diferenças de tonalidade, que indicam retoques?) e o nível de desgaste dos pneus. Apoie-se sobre o carro e balance-o: se ele se mexer demais, os amortecedores já estão no fim da vida útil, o que significa despesas à vista.
Entre na cabine. Veja se ar-condicionado e vidros elétricos funcionam corretamente. Pedais, aro do volante e estofamento muito gastos indicam que o carro já tem quilometragem bastante avançada - se ele está sendo vendido como pouco rodado, o odômetro pode ter sido adulterado.
Lembre-se de verificar estepe, chave reserva e manual do proprietário. Esse livreto mostra se a manutenção periódica foi feita corretamente, já que é nele que as concessionárias batem os carimbos de cada revisão. Vale lembrar que a falta das revisões obrigatórias acarreta o cancelamento da garantia de fábrica do veículo.
Atenção para o test-drive.
Um test-drive bem feito antes da compra já dá uma boa ideia do estado de motor e câmbio. Veja se a partida do motor ocorre com facilidade. Mexa na alavanca de câmbio e veja se há folgas ou engates duros e complicados.
Faça o teste de saída de rampa, que mostra o comportamento da embreagem em situações em que ela é mais exigida. Passe por obstáculos, como lombadas ou tartarugas, com atenção para barulhos anormais na suspensão.
Escolha um local seguro para testar o alinhamento da direção. Em linha reta a 50 km/h, solte o volante por alguns segundos e veja se o carro mantém a trajetória - se "puxar" para um dos lados, há problema de alinhamento. Depois, aplique os freios totalmente e veja se o carro parou em distância razoável, sem ruídos e assobios de discos e pastilhas.
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